Buscar

Devo motivar ou controlar meu cão?

Nesse capítulo inicial você vai aprender alguns segredos para treinar o seu cão. Quero te apresentar 2 chaves que te ajudarão em todos os treinos. Essas chaves são essenciais para um crescimento continuo do seu cão. Ainda hoje algumas pessoas ignoram esses pontos e acabam tendo alguns problemas como falta de conexão dentro de pista, cão com baixa velocidade ou muito excitado, cães sem controle e etc... Talvez você encontre nesse capítulo a resposta do porque seu cão não está respondendo como você gostaria. A ideia é te preparar para enfrentar todas as fases do treinamento!

Balanço – Motivação X Controle

Aqui vamos abordar e desmistificar alguns conceitos que grande parte das pessoas apontam em meus seminários e cursos. Muitos me perguntam “Tiago, é melhor um cão sem erros ou um cão rápido? ” E digo “ Os Dois!”. Sempre que respondo isso sou interrogado com outras questões como, “mas meu cão é muito lento”, “meu cão é muito doido”, “não consigo ter as 2 coisas”.

O que vou te explicar agora me custou anos para entender que um cão de Agility ele não é uma coisa e nem outra, ele é calmo ou ele é agitado. Me custou algumas sessões de treino para entender que a CHAVE está no BALANÇO de Motivação e Controle.

Como muitas coisas na vida temos que ter um equilíbrio e no agility não é diferente. Costumo dizer que Motivação e Controle deve ser como uma gangorra.

- Muito controle cria um cão frustrado e com uma performance baixa.

- Muita motivação cria um dono frustrado nos pequenos erros de treinos e competiçãos.

Encontrar um balanço entre esses 2 será a chave para você ter o cão que sonha.

RECOMPENSAS

Recompensar o cão, será o segredo para o sucesso ou fracasso dos seus treinos. Como falamos acima sobre Controle e Motivação, a recompensa será o medidor para você manter seu cão na “zona” do CONTROLE ou “MOTIVAÇÃO”.

· LEMBRETE -> Seu cão não trabalha PARA você e SIM com você.

A recompensa é como o nosso salario... (Risos)

Existem algumas formas de recompensar o cão , mas vamos falar nas 3 que mais gosto para o AGILITY.

1° Comida – É muito importante que o cão tenha vontade de comer nos treinos, ele necessita brigar pela comida. Muitos exercícios requer o alimento como forma de recompensa. Encontre a melhor comida para seus treinos.

2° Bolinha – Muitos cães adoram bolinha e por vezes é mais fácil para treinar. A bolinha será muito importante nas recompensas longas, aonde o cão deve continuar correndo mesmo que o dono fique atrás.

3° Mordedor – Muito conhecido como cabo de guerra. Esse tipo de recompensa é sensacional pois aproxima o cão de seu tutor, nesses momento acontece a maior interação entre os dois. Os tugs ou mordedores serão usados quando temos que chamar o cão e ele deve permanecer perto do condutor.

Sei que muito cães não estão acostumados com esses 3 tipos de recompensa, mas fique tranquilo pois você pode treinar com a recompensa que ele já esta acostumado. Te incentivo a começar a reforças as recompensas que ele não esta acostumado, assim você terá outras ferramentas para evoluir seus treinos.


0 visualização

Contato

Telefone

(11) 94510-9389

Email

Horário

Seg - Sex: 8:00 - 16:00

​​Sáb: 8:00 - 14:00

Área de Serviço

Granja Viana e região

  • Instagram

©2020 por Tiago Rocha. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now