Buscar

Como treinar meu cão?

O treino começa muita antes de colocar o seu cão pra correr! Quando digo isso muitos alunos não compreendem o que isso significa. Eu entendo, pois, muitos dos praticantes hoje treinam em uma escola com um professor que já cumpriu o papel de planejar e programar o treino.

Lembra quando falei que comecei sozinho? Talvez essa seja a sua situação hoje. Batia a cabeça durante os treinos pois não sabia o que fazer, não sabia o que esperar, ou como corrigir quando saia fora do esperado. Apenas anos depois descobri que os treinos iniciam antes de entrar em pistas.

PLANEJAMENTO:

Planejar nosso treino é muito importante. Assim como se planeja a construção de uma casa, temos que planejar a construção do nosso cão.

O primeiro passo é visualizar o comportamento desejado. Temos que ter claro em nossa mente qual é o comportamento que queremos, assim recompensaremos apenas o comportamento certo. Após visualizar o que deseja temos:

O QUE FAZER:

Nesse momento temos que especificar Passo-a-Passo cada detalhe do nosso treino. Isso tem que estar claro em nosso planejamento. Saber o que você vai fazer é essencial para o bom desenvolvimento do treino.

Por exemplo, ensinar o túnel:

1° - Encurta o túnel

2° - Ajudante

3° - Recompensa

É importante manter o mesmo padrão durante toda a sessão de treino!

COMO FAZER:

Agora é o momento de especificar como será feito em cada passo do planejamento. Como cada pessoa envolvida no treino deve fazer, ou como será entregue a recompensa e etc...

Exemplo do túnel:

No 1° Passo - Deixar o túnel bem encolhido para o cão não ter medo.

No 2° Passo - Uma pessoa segura na entrada do túnel até ouvir o comando de túnel.

No 3° Passo - Estarei esperando na saída do túnel com a recompensa.

Sabendo como executar cada etapa do treino, você terá um melhor resultado, pois se o erro acontecer será em apenas 1 passo e não na execução de todo o comportamento.

PROGRAMAÇÃO

A programação é diferente pois ela depende do planejamento para ser montada. A programação para a sua sessão de treino só poderá ser feita após saber o que você quer treinar, assim você conseguirá programar os 3 pontos para um bom treino – Local, Horário e Numero repetições.

LOCAL

As vezes não será na sua casa ou pista que você fará o treino, por isso é importante programar onde será treinado para saber se concilia com o nível técnico que encontra seu cão. Por exemplo treinar algo novo com um filhote em um parque no domingo a tarde. O nível de distração será muito grande e você terá muitas chances de sair de lá frustrado.

HORÁRIO

A programação do horário está ligado a 2 fatores, que são eles : Seu tempo disponível para essa sessão e a rotina do cão. Se por qualquer motivo você está com pouco tempo para treinar aquela sessão, você não deve começar um exercício novo, pois certamente você não terá tempo suficiente. Quanto a rotina, se você deseja treinar algo especifico você deve ter que programar a rotina do cão ao treino ou o treino a rotina do cão. Por exemplo se você deseja ensinar algo que necessita muita explosão muscular, você não pode escolher um horário em que o cão esteja brincando e cansado no terreno. Se o treino for com comida, o horário programado deve ser longe do horário das refeições.

REPETIÇÕES

Em qualquer tipo de treino animal eu não gosto de quantificar ou padronizar o número de repetições que farei com o cão. Mas como a ideia desse manual é trazer algo mais concreto para você te conto que em média eu repito de 5 a 10 vezes o mesmo exercício. Se vou treinar um túnel, faço 10 repetições e deixo meu cão descansar. Se vou treinar o fica na partida eu faço apenas 5 repetições por causa da distância e duração do exercício.


1 visualização

Contato

Telefone

(11) 94510-9389

Email

Horário

Seg - Sex: 8:00 - 16:00

​​Sáb: 8:00 - 14:00

Área de Serviço

Granja Viana e região

  • Instagram

©2020 por Tiago Rocha. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now